background

contação de história

  • A autor conta as histórias dos livros da coleção Livros Divertidos da Editora Paulinas, com os bonecos personagens, com muita música e muitos sons! (tempo de apresentação: mínimo 20 minutos cada)

    • Venha descobrir os novos sons da educação, num show totalmente inédito. Uma mistura de contação de história, teatro e oficina de musicalização infantil. Baseado na divertida obra da coleção de quatro livros da Editora Ibep-Nacional, inclusa no PNLD, SP e Federal.

      O HOMENZINHO DA CAVERNA E OS SONS NA FLORESTA - O FOGO - O DESENHO NA PEDRA - A VIDA EM GRUPO






    • Silvio Costta e o público interagem desde o início do espetáculo, com a música das onomatopéias...nhac, nhoc, crec, tchibumm, chuááá...depois a evolução do homenzinho da caverna e suas descobertas sonoras vão ganhando dramaticidade...surgem: a cobra, o jacaré, o mamute e sua música contagiante...depois , o suspense com o tigre dente de sabre - o maior predador da época... cada som é estimulado pelo ator, cada trecho da história tem uma nova descoberta.

      no envolvimento da narrativa todos acabam virando homenzinhos da caverna...numa noite chuvosa, por causa do raio e seu som assustador, acontece uma das maiores descobertas da humanidade : O FOGO...num jogo cênico e cativante, Silvio Costta faz o público aprender o som do fogo e imitá-lo, interagindo para completar a cena...Surgem coisas novas na caverna , que antes eram completamente escuras e desconhecidas...o morcego e outros bichos que o homenzinho nunca tinha visto.

      De dentro da caverna surge um novo som, um córrego d'água é a chave para outra grande descoberta : A ARTE . Por causa do som novamente, o homenzinho raspa uma tocha apagada na parede da caverna e percebe; a arte faz sons. Depois ele começa a usar outros objetos para desenhar, pintar e fazer sons diferentes, tudo que está em sua memória...vem uma nova canção..."pegou uma pedra branca e desenhou a lua...pedra amarela, desenhou o sol..." O público acompanha cada passo da evolução do homenzinho, prestando atenção em cada detalhe, como se fosse uma oficina sonora bem divertida.

      Depois de 45 minutos, o homenzinho encontra uma família para viver feliz e evoluir mais ainda . Silvio Costta encerra o espetáculo com a música da linguagem, UGA-UGA, fazendo uma brincadeira de trava-línguas, ensinando que o homem aprendeu a falar de tanto a natureza escutar. Depois de tanta história, tanta aventura e tanto nhac, croc, trec, shilup, ploc...as crianças ainda vão fazer uma brincadeira sonora com o autor.